domingo, 15 de julho de 2012

PAGUEI MINHA BOCA!


Sexta foi mais um daqueles dias que, primeiro me fazem pagar a boca (a vá?!), e segundo me fazem pensar um pouco, o que na lógica, me traz até vcs nesse post.

A França comemorou ontem, sábado, sua festa nacional. Acho que até os menos interessandos em História lembram que em 14 de julho de 1789 ocorreu a tomada da Bastilha. A data simboliza para os franceses o fim da monarquia absoluta e o início da República, além da união nacional. E é feriado!

Desde o começo da semana, nossos vizinhos, um casal de velhinhos muito simpáticos e solícitos - cuidaram  do Bruce enquanto visitamos Du e Gabi - falavam do evento que aconteceria na sexta-feira, dia 13, noite que precederia o famoso 14 de julho. Em uma das conversas, não sei se por não termos entendido direito ou porque eles estavam querendo tanto, ficou meio que combinado que iríamos todos juntos, 22h30, ver os fogos de artíficio no estádio da cidade.

Beleza, não dei muita importância, não tinha nada programado mesmo, mas a semana foi passando, as pessoas foram se mobilizando para se encontrarem (afinal, era sexta a noite...) e a vontade de ver fogos de artifício, que já era das menores, desapareceu. Eu só conseguia pensar “puta programa de índio...”

Pra ajudar, o dia amanheceu frio e chuvoso (em pleno verão) e assim permaneceu até a hora dos fogos (vcs já imaginam como tava a minha vontade nesse ponto). Tentei até conversar com os vizinhos: “nossa, tá chovendo né?!, vcs vão mesmo assim??”, e mais que prontamente, com sorriso no rosto: “claro! Vamos de guarda-chuva e tudo!”

Não teve como escapar. E fomos. E foi um espetáculo, com chuva e tudo. E tinha uma galeeeeeeeera no estádio. Ok, estádio de uma cidade de 5600 habitantes é pequeno. Pode até ser, mas pra vcs terem uma idéia, o complexo do estádio é bem famoso por aqui. Já abrigou equipes de outros países que vieram para as Olimpíadas (tentei procurar qual, mas a França sediou algumas já, inclusive de inverno) e o time da Croácia ficou hospedado durante a Copa de 1998 (é, aquela mesmo...).

Por isso comecei falando que paguei minha boca e pensei um pouco. Caraca, pra não escrever outra coisa... a Revolução foi em 1789. Fazendo uma conta burra e rápida, dá mais ou menos uns 230 anos. E é comemorado com emoção, distinção, patriotismo e alegria. E por todo mundo. Fiquei imaginando os fogos em Paris e ontem a noite os vi pela TV. Fantástico...

E nós? Comemoramos o quê no 7 de Setembro? Fui perguntado na sexta como era no Brasil, em pleno trabalho. Disse a verdade... “tem desfile, mas ninguém liga muito não...”. Resposta sarcástica e aguçada “vcs preferem mais é fevereiro mesmo, né?!” e concordei “com certeza”. Lembrei disso depois dos fogos. A última vez que fui a um desfile foi só pra tocar na fanfarra, há mais de 15 anos. Tava cag... e andando pro que tava sendo comemorado naquele dia. E convenhamos vai, 7 de setembro pra nós só é bom se cai de quinta ou terça pra emendar o feriado.

Mas fato é que temos muito pra comemorar! Nós só temos 500 e poucos anos de história e alcançamos um patamar político e econômico de primeiro mundo. Temos muito ainda que melhorar no social, distribuição de renda, etc. Mas poxa, os caras tão aí desde os primórdios, desde a queda do Império Romano alguns séculos depois de Cristo. Sendo bem conservador, é no mínimo 3 vezes a idade do Brasil. Ou seja, nós damos um pau nos caras, e não sabemos nem cantar o hino nacional. Enrolamos com a boca ou cantamos baixinho aquelas partes que nos confundem, quando cantamos. Aliás, por que 7 de setembro é feriado mesmo?

Não me faço de santo nesse post, não. Faço mesmo parte da maioria e fico mesmo esperando um bom churras nesse dia (aliás, isso é o que não falta, porque uma penca de gente faz aniversário no feriado). Mas ontem senti um pouco de vergonha disso. Acho que temos que exaltar tudo o que conquistamos em tão pouco tempo. Não é à toa que os nego piram quando vão pro Brasil.

Vou acabar aqui com o vídeos dos fogos, pra vcs terem uma noção de como foi. Mandem aí seus comentários e me puxem de novo pra realidade se eu tiver falando muita bobagem...

Pra quem tá com mais tempo (hoje é domingo hein, nada de Faustão...), tem um vídeo mais longo, mas vale a pena. Tem que clicar no link abaixo:


Pra quem tá com preguiça tem um vídeo mais curto:



À bientot!

Um comentário:

  1. Pois é! Não falei que td é crescimento? Mas que bom que puderam ver e sentir na pele o patriotismo! Como fico orgulhosa disso! É isso aí, Lucão e Manu. Bjos
    Mama

    ResponderExcluir