quinta-feira, 12 de julho de 2012

DEMORÔ MAI VORTEMO!!!


Oi gente!!!

Faz tanto tempo que eu não escrevo no blog!!! Pelas minhas contas, o último post foi no fim de maio!!! E aconteceu tanta coisa por aqui – e por ai também – que eu nem sei por onde começar!

Sem querer me desculpar, mas já me desculpando, a demora em contar um pouquinho do nosso dia a dia se deve ao fato que, depois de mais ou menos um mês aqui, tivemos que virar gente grande e aprender a nos virarmos sozinhos, sem os benefícios da chegada, princip

(adendo: acabamos de soltar o Bruce. Pela primeira vez ele tá sem coleira fora de casa!!!)


...continuando (rsrs) principalmente o ap mobiliado e o carro alugados pra nós e prontinhos quando chegamos.

Precisamos correr atrás de carro, casa, abrir conta em banco, TV, internet, telefone, celular, eletrodomésticos, fazer amizades, buscar o Bruce em Paris, trabalhar, fazer contas, assistir a Eurocopa, programar nossas próximas viagens, trabalhar, “tomar uma” com os amigos, mudar de ap, receber a mudança do Brasil, trabalhar, acordar de madrugada pra ver o timão campeão da Libertadores, trabalhar, comemorar 2 anos de casados (não deu tempo de fazer nada especial em abril!), visitar Du e Gabi em Londres, preparar os documentos e pegar o visto definitivo e ainda arrumar um tempinho pra... ah, vcs sabem o que a vida tem de melhor, né?! E ainda, acompanhar à distancia casamento da Dani e do Neto, casamento da Carol e do Edu, o nascimento do Arthur (lindo!!!), os aniversários de pessoas queridas (pai, mãe, tios e tias, primos, grandes amigos), casamento do Bonão, checar o andamento do aluguel do nosso ap em Sampa, conquistas de pessoas especiais (né Galli e Carol, Felipe e Diogo Albiero, Dé, etc) até o Parmera ficou campeão depois de 14 anos! E por ai vai... ufa, acho que até consegui alguns pontos por não ter escrito por tanto tempo no blog!

O primeiro passo foi abrir uma conta em banco. Diferente do Brasil, esse processo aqui não dura só um dia. As taxas variam muito de banco pra banco e tive que pesquisar bastante. Qualquer troquinho é válido, ainda mais sendo em euro, para podermos conhecer tudo por aqui.

Depois fomos atrás do nosso carro! Sem saber preços de mercado e principalmente sem entender direito como o diesel influencia tudo, gastamos um bom tempo conversando com as pessoas e pesquisando em concessionárias. A grande maioria dos carros aqui é diesel e duram beeeeem mais que no Brasil. Por exemplo, aqui, um carro começa a ficar velho depois de pelo menos uns 10 anos. No Brasil, um carro com 5 anos já é considerado velho e com certeza muito mais desgastado. Acabamos comprando um Peugeot 307, uma série especial de Rugbi (do que??? Rsrsr...) Bom, independente do esporte, ele veio com alguns acessórios bacanas:








Precisamos também alugar um ap nosso. A Manu já tava pesquisando pela internet desde que havíamos chegado, mas valem mesmo os imóveis colocados para alugar próximo à data de nossa visita para fechar o contrato. E isso foi uma saga... A visita durou um dia inteiro, sem parada para almoço, entrando e saindo de apartamento, casa, casa, apartamento e ainda falando o francês, que se agora ainda precisa melhorar muito, na época foi brabo... E a regra é clara: 1 dia de visita, uma (no máximo 2!) reservas de ap, envio de documentos e fechar o contrato, de preferencia com algum ap visitado no dia. Tirando as “bocas de lixo” visitadas, sobraram uma casa (dos sonhos!) e o ap que estamos hoje. Obviamente ficamos tentados em escolher a casa, mas depois de muito pensar, digo, calcular, resolvemos priorizar outras coisas, como viajar por aqui e acabamos fechando o ap. E ele tá de muuuito bom tamanho! Tamanho inclusive na medida pra receber visitantes, os quais esperamos com ansiedade!!! Quem se habilita?

Após a escolha do ap, tivemos que fechar contrato e fazer o seguro da casa. Como o carro, aqui não se muda sem isso. Além do inventário. Acho que tudo se passa mais ou menos como no Brasil. Tirando o fato de que aqui todos os encanamentos são para fora. Isso mesmo, vcs não leram errado, os tubos são colocados para fora das paredes e isso nos causou um pequeno transtorno de umas 2 semanas com a geladeira na sala (seria ótimo se pudessemos assistir um fut (que tal uma conquista da Libertadores??? Isso é outro post!) e tomar uma breja, mas ainda não tinhamos nem TV, internet, nem telefone! Mas ela já tá no lugar certo agora...






Aliás, como já postei no Face, usuários de Net e Sky podem ficar aliviados, porque aqui também é chato instalar essas coisas. A vantagem é que é MUITO barato, comparado com o Brasil. Temos 170 canais, acesso a internet (+ wifi sempre que disponível em estações de trem, aeroporto, etc) e o telefone, que pra mim é muito fera... podemos ligar para mais de 100 países, Br inclusive, a qualquer hora! E tudo isso pode 19,90€. Mesmo convertendo, é muito barato. Mas demorou um pouco para conseguirmos deixar tudo isso em ordem. Opinião própria, por ser tão barato, as operadoras colocam à disposição diversos planos que confundem demais a cabeça de quem está interessado em comprá-los, e ai foi mais um sábado inteiro comparando preços, tentando entender que benefícios dados por cada pacote e qual seria o tempo de instalação mais rápido. Ah, aqui quem instala é o próprio usuário, e para nooossa alegria, mudamos de endereço bem no meio da compra, o que acabou tardando ainda mais o processo...

Além do combo net + tv + telefone, temos uma geladeira e uma máquina de lavar (instalados por mim com louvor! Quem diria hein Eugênio!!!). Mas ainda falta uma lista para preencher os espaços vazios: sofá, mesa de jantar, forno/microondas são as próximas prioridades da lista. Mas tá ficando legal né?!





Claro que nem tudo tá perfeito ainda... 


Mas a vista e a parte de fora compensam tudo... 

Agora escrevo este post num banquinho de madeira, do lado da nossa janela e tenho essas vistas



E essa é a vista de dentro de casa!


Infelizmente, por ter que comprar de novo tudo isso não estamos podendo aproveitar o SOLDES. Pois é mulherada! 2x por ano , normalmente em julho e janeiro TODAS as lojas baixam seus preços e fazer compras vira uma alegria até pros marmanjos!

Bom, pra quem tá voltando a escrever depois de tanto tempo (e para quem tá lendo tbm!!!) tá bom demais.

Prometo atualizá-los com mais frequencia agora que nossa vida tá mais ajeitadinha!

O próximo post contará um pouco das grandes amizades que fizemos aqui. A comunidade brasileira de Vittel é grande, o que significa churrasco, esfirra, brigadeiro, caipirinha e muita risada garantidos!

Saudades de todos!!!
A+!

4 comentários:

  1. Que delícia!!!! Eu adorava todo este agito, aproveitem bastante e queremos ver os posts das viagens!!!! parabens pelas conquistas, lindo carro, lindo ape...bj

    ResponderExcluir
  2. Meus amores!
    Como é bom crescer, né? Dói, mas vale à pena. Qta coisa se aprende!E esta conquista é de vcs! O corre corre, o tempo que poderiam usar para descanso,o estresse com algumas coisas que não saem como gostaríamos, a língua diferente do país...e ainda assim, vcs estampam uma alegria singular, própria de quem compartilha, de que quem quer o melhor para o outro.
    Sou grata a Deus pelo filho e nora que me deu.
    tudo vale à pena quando a alma não é pequena.
    Amo vcs. Mama

    ResponderExcluir
  3. Que alegria! Ficamos felizes com as notícias. Saudades! bjs

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh, agora sim estão "em casa": Manu + Lucas + Bruce + AP + carro!
    O jeito é só se preocupar em aproveitar os finais de semana! ;)
    bjos

    ResponderExcluir